Qual o impacto do uso do Assist – SDA na rotina da área de autorizações

Qual o impacto do uso do Assist – SDA na rotina da área de autorizações

A tecnologia, definitivamente, faz parte da rotina dos negócios. Isso não é diferente no setor da saúde. Soluções tecnológicas estão ajudando a melhorar as margens empresariais, proporcionando decisões embasadas que permitem otimizar os recursos sem prejuízos à qualidade do serviço prestado.Neste artigo, apresentamos o Assist – SDA, sistema desenvolvido pela hCentrix, que traz inúmeros benefícios aos processos na rotina da área de autorizações por parte das operadoras de planos de saúde. Continue a leitura!

Powered by Rock Convert

O que é Assist – SDA?

O Assist – SDA é uma plataforma de apoio à tomada de decisão dos profissionais de saúde, em especial, do médico auditor no plano de saúde. Quando a operadora não utiliza um sistema robusto para fazer as análises quando um procedimento é solicitado, esse colaborador pode não fazer o melhor indicativo, em virtude da baixa probabilidade de se contar com informações de qualidade.No processo usual, o médico conta apenas com os dados cadastrais do paciente e o relatório de quem fez a solicitação. Ele não tem facilidade para avaliar o histórico clínico do beneficiário, ficando com chances menores para identificar corretamente as condições de saúde e os eventuais riscos envolvidos na realização dos procedimentos solicitados.De acordo com dados de 2019 do livro Medição da Saúde Digital, 39% dos estabelecimentos de saúde no Brasil faziam registros das informações cadastrais e clínicas dos pacientes apenas em prontuários escritos à mão. Além disso, somente 21% das instituições com acesso à internet mantêm esses dados eletronicamente. Por outro lado, 40% dos médicos já fazem prescrições digitais e esse número tende a aumentar ano após ano.Esses números mostram que já não é mais possível depender apenas dos dados públicos para gerenciar as informações dos pacientes. Os prontuários não são digitalizados, nem as prescrições. Com isso, não há dados com maior nível de sensibilidade para fazer a gestão das solicitações de maneira adequada.O Assist – SDA usa as diversas bases de dados da operadora que, após o processamento dos algoritmos, se transformam em informações mais objetivas para o médico auditor. Além disso, por meio da plataforma, é possível direcionar os processos do setor responsável pelas autorizações no plano de saúde, fazendo com que a análise das situações que apresentam maior risco seja priorizada.

Como o Assist – SDA influencia na rotina da área de autorizações?

O Assist – SDA tem inúmeros diferenciais, possibilitando ações mais ágeis e acertadas. Quando se toma uma decisão em relação ao encaminhamento de um paciente para algum tipo de programa, o sistema ajuda a fazer com que isso aconteça da forma mais rápida possível. Isso é feito por meio de alertas que aparecem na tela antes que qualquer tipo de procedimento seja realizado, algo que diminui sensivelmente os riscos.Toda a lógica de funcionamento do Assist – SDA torna o trabalho mais responsivo e modifica o modo como as equipes executam suas rotinas, permitindo uma reorganização que faz com que os processos sejam mais eficientes. É possível separar profissionais para lidarem com atualizações mais complexas e outros que fiquem encarregados das demandas com menores riscos e que exigem procedimentos mais simples.

Captação de pacientes

O Assist – SDA oferece a possibilidade de as áreas de gestão da saúde das próprias operadoras fazerem a captação de pacientes. Muito embora as atualizações de dados sejam manuais, o sistema processa todas essas informações. Assim, ele gera sugestões de ações para todos os beneficiários, inclusive, aqueles que fizeram exames simples e que foram autorizados automaticamente pela operadora. Isso ajuda a ser proativo na administração individual de cada contrato.O sistema oferece insights aos profissionais dos planos e seus utilizadores, para direcionar o paciente para um programa dentro da operadora, de forma que tudo ocorra em tempo real. Em vez de simplesmente acompanhar um beneficiário que já passou por uma complicação, o Assist – SDA possibilita que isso ocorra previamente, até mesmo antes que o procedimento ocorra, identificando algum problema eventual.

Redução de erros

O Assist – SDA minimiza as principais chances de falhas. Quando há uma solicitação da cirurgia bariátrica, por exemplo, existem alguns critérios, definidos pela Agência Nacional de Saúde, que são necessários para que o paciente possa realizar o procedimento com autorização do plano de saúde.Normalmente, quando o paciente apresenta essa solicitação para a operadora, ele encaminha também um relatório do médico que vai fazer o procedimento, mencionando esses critérios. Com isso, o auditor pode analisar se há o enquadramento. O sistema mostra, além desses critérios, o histórico do paciente, se ele tem risco, se precisará de um acompanhamento mais próximo da operadora etc.Todos os eventos que envolvem o paciente até que a cirurgia aconteça passam a ser acompanhados por meio do Assist – SDA. Caso o beneficiário não tenha uma boa recuperação por fatores relativos à sua própria condição, a operadora, normalmente, apenas pode identificar esse tipo de problema cinco meses depois do ocorrido, o que pode ser tarde demais. Por isso é tão importante que a decisão da autorização seja baseada em seu histórico e na evolução de sua saúde ao longo do processo.

Utilização ampla

O sistema, atualmente, é focado nas operadoras de planos de saúde, em seus variados segmentos. Os grandes insights do Assist – SDA são gerados no momento em que acontece uma solicitação para aprovar a autorização. Isso significa dizer que é uma solução muito útil também para corporações, que são as maiores clientes dos planos. Especialmente aquelas que trabalham no modelo pós-pagamento ganham a capacidade de fazer uma gestão bem próxima dessas contas.Além disso, o Assist – SDA reduz o tempo no processo. Ele otimiza as análises, pois reúne as várias informações em um único local. Sem um sistema, esses dados, muitas vezes, se encontram dispersos e desorganizados. Dessa forma, é possível tornar as autorizações para as solicitações simples ainda mais rápidas, liberando recursos para os trabalhos mais complexos.De fato, a gestão na saúde é intrinsecamente complicada. São muitos os fatores que influenciam em cada decisão. Não podemos perder de vista que, em última análise, essas empresas e profissionais envolvidos estão lidando com vidas humanas. Então, todo o esforço para melhorar a qualidade e diminuir os erros é importante.O Assist – SDA é uma solução única no mercado. Há outros softwares que ajudam em determinadas partes desse processo e em demandas específicas, mas não com todos os seus benefícios e que funcione com todos os dados integrados dessa forma. Isso faz com que a hCentrix seja considerada uma referência no assunto.Utilizando o sistema, os clientes conseguiram fazer com que fosse possível atuar como um médico nas autorizações das solicitações, porque passa a ser viável enxergar o paciente como um todo, não mais como apenas um número com uma demanda associada. Tudo isso com total proteção das informações, visto que a estrutura de dados atende plenamente aos requisitos da chamada LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados.Agora que você sabe como o Assist – SDA pode melhorar decisivamente a rotina da área de autorizações de sua instituição, entre em contato conosco para agendar uma reunião e receber uma proposta!

Deixe uma resposta