Gestão eficaz da jornada do paciente: Porque sua operadora precisa e como fazer

Gestão eficaz da jornada do paciente: Porque sua operadora precisa e como fazer

Uma gestão eficiente da jornada do paciente pode trazer muitos benefícios não só para o paciente, mas também para a operadora de saúde. Quando a operadora dá foco na jornada do paciente, ela tem potencial para identificar e reduzir gargalos no processo, investir em soluções que tornem os processos mais ágeis, e, consequentemente, reduzir custos desnecessários que prejudicam a saúde financeira e o crescimento da empresa.

Apesar de não ser um tema recente, a jornada do paciente é um assunto permanente e que nunca deve ter sua importância desconsiderada. Até mesmo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, já abordou a importância de se mapear e acompanhar o caminho que o paciente faz dentro da operadora de saúde a fim de melhorar a qualidade da assistência e evitar danos futuros tanto para a operadora quanto para os próprios beneficiários. 

Mas, você já se perguntou como fazer isso? Nesse artigo vamos aprofundar sobre os benefícios da jornada do paciente com orientações que você pode adotar na sua operadora a partir de hoje para gerir a jornada do paciente de forma assertiva e eficaz. Boa leitura!

Em termos práticos, o que é jornada do paciente e como fazer uma boa gestão?

O tema jornada do paciente, se tornou bastante discutido nos últimos anos. A jornada do paciente é um termo usado para descrever o caminho que um paciente percorre ao longo de sua trajetória em busca da assistência. Essa jornada vai desde o momento em que ele precisa de assistência médica até a recuperação e possível retorno.

Alguns estudos na área reiteram que a jornada do paciente engloba todos os momentos de vivência do paciente dentro do sistema, desde a marcação do atendimento até o encaminhamento posterior ao tratamento e, quando houver, acompanhamento em programas de saúde. 

No entanto, algumas linhas de pensamento defendem que a jornada do paciente não tem início quando o paciente necessita acessar a assistência e sim quando ele é inserido na rede da operadora. Independentemente de adotar uma vertente ou outra, é essencial considerar e mapear a jornada do paciente de acordo com os projetos e estratégias próprias da operadora para alinhar as expectativas de gestão aos resultados alcançados. 

Como mapear a jornada do paciente?

A primeira forma de mapear a jornada do paciente é analisar todo o caminho que o paciente deve fazer dentro do sistema para ter acesso a algum serviço da operadora de saúde. 

Sabemos que é ineficiente mapear a experiência do paciente manualmente. Basta imaginar a quantidade de tempo e de esforço para conversar com as equipes de saúde e analisar amostras de casos de baixa, média e alta complexidade para entender os processos e encaminhamentos um a um.

Essa etapa é importante para identificar possíveis lacunas na jornada do paciente que possam causar desperdícios clínicos ou resultar na falta de encaminhamento adequado ao paciente e, por isso, deve ser feita com agilidade e precisão. Manualmente o processo se torna inviável e mais suscetível à falhas. 

Portanto, se você não pretende perder tempo em um processo analítico pontual ou mapeando a jornada do paciente manualmente, a melhor alternativa é analisar todos os seus dados por meio da estratificação total da carteira com o apoio de uma ferramenta como a da hCentrix. A solução vai te ajudar a acessar todos os dados da sua carteira em tempo real e em poucos cliques. Além disso, ela te ajudará a enxergar todo o processo da sua operadora, os possíveis encaminhamentos e ainda poderá te fornecer insights para o desenvolvimento de novas estratégias ou até mesmo ações implementáveis. Clique aqui e saiba mais!

Como melhorar a gestão da jornada do paciente na sua operadora de saúde? 

A gestão da jornada do paciente é uma das mais importantes responsabilidades de uma operadora de saúde. É crucial que os profissionais da saúde estejam cientes dos diferentes estágios do percurso do paciente, a fim de otimizar o atendimento e melhorar a experiência do mesmo.

Além disso, a compreensão da jornada do paciente é importante para identificar todas as necessidades do usuário, corrigindo lacunas no processo, realizando melhorias e reduzindo etapas ou custos desnecessários. 

Existem diversas maneiras pelas quais as operadoras de saúde podem melhorar a gestão da jornada dos seus pacientes, incluindo o mapeamento detalhado do percurso de toda a carteira de clientes, avaliação constante de custos e processos desnecessários, busca intensa por dados defasados ou fragmentados e desenvolvimento de planejamento estratégia e ações para otimizar recursos.

Se você deseja mapear a jornada do paciente dentro da sua operadora e gostaria de contar com uma ferramenta que torne esse processo mais ágil, dinâmico e assertivo, clique aqui e conheça a solução da hCentrix para a estratificação da sua carteira.

Deixe um comentário