Gestão no cuidado para operadoras de saúde: Agir no momento certo e os impactos na jornada do paciente

Gestão no cuidado para operadoras de saúde: Agir no momento certo e os impactos na jornada do paciente

A gestão no cuidado para operadoras de saúde é crucial para o sucesso da jornada do paciente. Nas últimas décadas, o setor de saúde tem buscado soluções inovadoras para a melhoria do cuidado prestado aos pacientes, agilizar processos e otimizar recursos. Operadoras de saúde têm investido em novas soluções que apoiem a  gestão no cuidado e ajudem a diminuir custos.

Mas, afinal, o que o paciente e a operadora ganham com isso?

Bem, primeiramente é preciso lembrar que quando há economia de recursos e otimização de processos, todos ganham diretamente ou indiretamente. A começar pela agilidade na prestação do serviço e na qualidade da assistência prestada. 

Uma boa gestão do cuidado também pode ajudar a melhorar a satisfação do paciente, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Por isso, é inegável que agir no momento certo conta muitos pontos para se ter um impacto positivo na experiência do paciente. Saiba como:

Diagnóstico rápido e assistência personalizadas

As operadoras de saúde vêm investindo muito para agilizar o atendimento aos seus pacientes por meio da utilização de tecnologias avançadas. 

Isso é feito, por exemplo, com adoção de sistemas com algoritmos de terceira geração para identificar os pacientes com maior risco e necessidade de cuidados médicos. Outra solução muito utilizada é a telemedicina. Por meio dela as operadoras de saúde vem conseguindo garantir o acesso online às consultas médicas e a outros serviços, além de disponibilizar canais de atendimento 24 horas.

O mais importante nesse quesito é dizer que o atendimento mais rápido e facilitado aumenta a qualidade da assistência e, no caso do diagnóstico de doenças, aumenta as possibilidades de um tratamento bem-sucedido. 

Maior aceitação e, consequentemente, maior adesão ao tratamento

Quando a operadora de saúde atua apenas prestando a assistência quando é acionada, uma grande parte dos pacientes que ainda não apresentam nenhuma condição de saúde acabam, literalmente, ignorados. 

O que acontece posteriormente, contudo, é que essa pessoa que ficou fora dos planos da operadora de saúde por não precisar da assistência naquele momento pode estar, a longo prazo, desenvolvendo um problema de saúde relacionado aos seus hábitos de vida, como uma doença crônica, por exemplo. 

Quando esse paciente, que ainda não apresenta um quadro mais grave, mas potencialmente caminha para ele, recebe a atenção das equipes de saúde e das operadoras, ele pode, por exemplo, receber orientações preventivas e ser encaixado em alguma linha de cuidado específica para casos como o dele. 

Saber que é assistido e faz parte da estratégia de promoção de saúde e prevenção da operadora, ajuda na criação de uma relação de confiança com o beneficiário e o conscientiza sobre o protagonismo dele sobre a própria saúde. O efeito disso tudo, lá no final da prestação de serviço é maior adesão às campanhas, programas e tratamentos oferecidos. 

Melhor direcionamento do cuidado e padronização das entregas

Uma das maiores dificuldades para as equipes de saúde é prestar uma assistência mais personalizada sem que isso represente uma falta de padronização do cuidado e, consequentemente, dificuldade em controlar e acompanhar os custos da assistência prestada em casos similares. 

Quando as equipes têm condições para agir no tempo certo, isso tudo é corrigido e o paciente consegue receber a melhor assistência de acordo com a situação dele e todos os recursos disponíveis.

Conclusão

Não basta apenas cuidar dos pacientes e prestar a assistência. É necessário à cada operadora de saúde ter uma gestão eficiente para que a jornada do paciente seja mais ágil e completa. Ao agir no momento certo, as operadoras de saúde podem impactar positivamente a vida dos pacientes garantindo esse modelo de assistência, além de promover o bem-estar da população em geral.

 A boa gestão do cuidado pode ajudar a garantir que os pacientes recebam o tratamento adequado e tenham um bom resultado. Para a operadora os resultados imediatos são: controle de dados, controle de custos e risco assistencial.  Clique aqui, fala com nossa consultora especializada e conheça a solução que ajudará sua operadora de saúde a agir no tempo certo!

Deixe um comentário