Ação precoce e integração entre áreas: Como ter mais resultados com menos esforços

Ação precoce e integração entre áreas: Como ter mais resultados com menos esforços

Antecipar riscos e prevenir impactos negativos é um dos maiores objetivos (e desafios também), para todas as operadoras de saúde. Com a antecipação de riscos, gestores e diretores de planos de saúde conseguem antecipar cenários e até mesmo evitar que ocorrências negativas possam ocorrer sem previsibilidade e gerando custos incontroláveis. 

O que, muitas vezes, dificulta esse processo de antecipação de riscos é o acesso a informações atualizadas, robustas e integradas em todos os setores que fazem parte da prestação da assistência. E se você acredita que isso é apenas um detalhe, vou te explicar os prejuízos da falta de integração da informação entre as equipes ou da pouca e insuficiente comunicação entre os setores:

Quando as equipes de saúde não se comunicam, os pacientes correm o risco de receber cuidados incorretos, despadronizados, e, é claro, as equipes ficam sem acesso às informações necessárias para a tomada orientada e segura de decisões. Nesse contexto a operadora é a primeira a ser prejudicada podendo ter custos altos inesperados e ter de arcar com tratamentos duplicados, abandonados e, é claro, os tão temidos desperdícios clínicos. Se as áreas não conseguem interagir de maneira dinâmica, muita coisa pode acontecer do ponto de vista da gestão, mas é inegável que o paciente é o maior prejudicado na história, uma vez que o resultado pode ser danos à própria saúde e qualidade de vida dele. 

A boa notícia é que existem maneiras de melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde e reduzir esses riscos. Continue lendo esse artigo para saber tudo ou clique aqui e já conheça a solução que te ajuda a fazer a integração na sua operadora e alavancar seus resultados!

Quais benefícios a operadora de saúde tem quando há integração e uma comunicação eficiente entre as áreas?

A interação entre as equipes médicas de uma operadora de saúde traz benefícios para todos os envolvidos. Essa sinergia ajuda a identificar problemas e soluções mais rápido, além de melhorar o atendimento ao cliente, evitar retrabalho e desperdícios clínicos, reduzir lacunas na jornada do paciente e, consequentemente, melhorar o desfecho clínico e otimizar tempo e recurso. 

Além de todos os benefícios para a gestão, a integração das áreas pode resultar em uma maior eficácia no diagnóstico, melhorias nos protocolos de tratamento e até mesmo na redução de custos.

Como fazer a integração das áreas? Existe uma forma simples?

Quando se fala em integração das informações e da comunicação, não estamos falando apenas de um sistema que possa ser acessível a todos, mas também um sistema que possa ser alimentado por todos e que permita a geração de recomendações e insights para as outras áreas que irão dar continuidade ao atendimento ou assistência ao paciente.

É por isso que a hCentrix desenvolveu a solução ”Direcionador do Caso”, dentro da nossa ferramenta ATIVA HCX.

A solução permite que diversas áreas da empresa estejam conectadas, para um melhor direcionamento dos casos de cada paciente, assim, reduzindo lacunas nessa jornada do paciente e obtendo o melhor desfecho do caso.

A jornada do paciente não começa apenas quando ele busca a assistência e evidentemente não termina quando ele deixa o consultório médico, por isso é essencial que todas as áreas, tenham informações sobre quem é esse paciente, como ele se desloca dentro da rede e como sua jornada pode evoluir agora e no futuro. Quando uma equipe de saúde consegue deixar registradas informações importantes sobre o paciente e seu estado de saúde, para além do diagnóstico e tratamento prescrito, tanto a próxima equipe que dará sequência ao atendimento quanto a gestão consegue identificar as necessidades reais daquele paciente e atendê-lo com mais qualidade. 

A melhor maneira para implementar uma solução desse nível na sua operadora de saúde é investimento em soluções que usam algoritmos de terceira geração e atualização de dados em real time (time real). Com um dashboard único, onde áreas podem interagir entre si e ver não apenas as informações como dados complementares, avisos, alertas e insights, o aproveitamento dessas informações é infinitamente maior permitindo, além de uma assistência personalizada e mais assertiva, redução de tempo e esforços e, como resultado disso tudo, menos despesas e mais ganhos.  Se você quer saber como isso tudo vai funcionar na prática na sua operadora de saúde, a hCentrix tem a melhor solução do mercado. Clique aqui e conheça agora!

Deixe um comentário