14 de Novembro – Dia Mundial do Diabetes

14 de Novembro – Dia Mundial do Diabetes

Hoje, dia 14 de Novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes.

O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, o hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. 

A Sociedade Brasileira de Diabetes calcula que hoje existem atualmente no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença. 

O diabetes pode se apresentar de diversas formas e possui diversos tipos diferentes. Independente do tipo de diabetes, com aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento. Por isso é extremamente importante realizar o diagnóstico precoce e também fazer o acompanhamento médico para garantir uma melhor qualidade de vida, além de adotar hábitos saudáveis e fazer a prática regular de atividade física. 

 Neste dia tão importante, também é o dia em que a filha do nosso Co-fundador, Luiza Pastore Boihagian de 14 anos, completa 6 anos da descoberta do diagnóstico de diabetes tipo 1.

Lilian Pastore, que é cirurgiã dentista e mãe de Luiza conta que o diagnóstico da sua filha foi bem atípico; ela não tinha os sintomas clássicos da doença porém ela desconfiava que havia algo de errado, e em um primeiro momento acreditou que poderia ser a imunidade de Luiza.

 Ao passar pelo médico com um quadro febril, foi constatado a presença de glicose na urina, porém a médica plantonista não deu a devida atenção ao caso naquele momento. Mas Lilian insistiu para que o quadro clínico fosse melhor investigado, até que o diagnóstico foi confirmado.

 Lilian e Fábio, se dedicam aos cuidados da Luiza e caminham para que ela possa ter cada vez mais liberdade. “Hoje, estamos lutando cada vez mais pela autonomia e empoderamento da Luíza. Quando vai a festas de aniversário com os amigos, leva consigo o celular, para que possa se comunicar conosco caso haja necessidade, além do kit hipo sempre junto dela para que corrija a glicemia de imediato, diz Lilian.

 Lilian lutou muito para que um diagnóstico precoce fosse feito no caso de Luiza e luta todos os dias para que ela possa ter cada vez mais qualidade de vida, realizando o controle devido, além da prática de atividades físicas e a conscientização da doença. 

 Luiza ressaltou que ficou um pouco chocada com a descoberta do diagnóstico e naquele momento ela não sabia muito bem o que era o Diabetes e sentiu medo no começo, mas hoje ela sabe que com o controle adequado, ela pode comer com prazer aquilo que ela tem vontade.

 Luiza ainda ressalta que sua aceitação foi rápida e que teve um grande apoio dos amigos da escola, o que a deixou ainda mais tranquila.

 Lilian, cita e dá ênfase à importância do apoio familiar, da educação em diabetes e da solidariedade que são pontos fundamentais para a adesão ao tratamento. ‘’Considero a nossa família como um time – um ajuda o outro a prosseguir!’’

O incentivo para uma alimentação saudável, balanceada e a prática de atividades físicas devem ser uma prioridade para que os portadores do diagnóstico possam conviver com mais saúde e leveza, além do diagnóstico precoce que melhora a vida do paciente, fazendo com que ele possa ter toda atenção e cuidado médico necessário.

Nós da hCentrix apoiamos e parabenizamos todos que lutam nessa causa diariamente! 

Deixe um comentário