Como Algoritmos de Terceira Geração ajudam a trazer a gestão do cuidado para o presente nas operadoras de saúde?

Como Algoritmos de Terceira Geração ajudam a trazer a gestão do cuidado para o presente nas operadoras de saúde?

Quando se trata de gerenciar o cuidado, a tecnologia está cada vez mais assumindo um papel importante para colocar o paciente no centro do cuidado. Os algoritmos de inteligência artificial, por exemplo, vem ajudando operadoras de saúde a otimizar tempo, gerir melhor os recursos, criar estratégias para a redução da sinistralidade e, é claro, atuar sob os eventos críticos quando eles estão acontecendo e não depois quando a conta chega. 

Com essa tecnologia avançada, as operadoras também conseguem destinar seus esforços para que as equipes consigam ofertar  um cuidado mais personalizado e focado nos beneficiários, levando à melhoria dos resultados do paciente.

Os algoritmos de terceira geração estão ajudando a trazer a gestão do cuidado para o presente e, assim, aumentar as possibilidades de melhorar a eficiência do sistema, reduzir os custos e, finalmente, oferecer um atendimento mais personalizado aos pacientes. Se esse assunto faz sentido para você, continue lendo esse artigo ou clique aqui para conversar com um especialista sobre como a I.A de 3ª geração pode potencializar os resultados da sua operadora de saúde.

O que são algoritmos de terceira geração?

Os algoritmos de terceira geração são aqueles que usam técnicas mais sofisticadas e são capazes de lidar com dados mais complexos e em tempo real, os chamados dados vivos.

Esses algoritmos processam as informações em massa e  tentam imitar o processamento de informações do cérebro humano, as redes neurais, absorvendo informação, categorizando e criando uma grande e potente rede de informações úteis e organizadas.Esse processo é possível por meio da união de uma série de inovações, incluindo a inteligência artificial.

Em constante evolução, eles foram desenvolvidos para melhorar a eficiência dos algoritmos existentes,  permitir o processamento de grandes volumes de dados e, por meio de análises concretas e robustas, fornecer direcionamento e insights para ajudar equipes gestoras na tomada de decisão nos eventos de saúde em tempo real time.

Como eles ajudam na gestão do cuidado?

Os algoritmos de terceira geração não trabalham com dados passados, ou seja, com informações sobre eventos que já ocorreram e sob os quais a operadora não tem poder nenhum de intervir, apenas arcar com os custos já realizados. Na contramão desse movimento, os algoritmos de terceira geração atuam com dados em tempo real (real time), o que permite que as operadoras de saúde tragam, imediatamente, a gestão do cuidado para o presente e possam, a partir daí, atuar sob os eventos que estão acontecendo nesse exato momento. 

Além disso, os algoritmos também permitirão às operadoras de saúde realizarem monitoramento e análise melhor dos dados de um paciente ou de toda uma população para agir preditivamente e tomar decisões mais acertadas, mudando não apenas todo o curso do planejamento estratégico do corpo gestor, como também do estado de saúde do próprio paciente

Isso significa que as operadoras de saúde com o apoio da Inteligência artificial de terceira geração poderão intervir na jornada do paciente, colocando-o no centro do cuidado  e dar a ele um cuidado mais personalizado aos seus pacientes.

Como algoritmos de terceira geração ajudam operadoras de saúde na prática?

Em resumo, algoritmos de terceira geração, além de mais apurados que os algoritmos com menor acurácia de informações, ajudam gestores de operadoras de saúde da seguinte forma:

  • Formam uma base de dados robusta e atualizada em tempo real que permitem ao gestor enxergar o que acontece na operadora de saúde em 360º
  • Eles monitoram e analisam o comportamento dos pacientes;
  • Oferecem suporte para tomadas de decisões clínicas;
  • Ajudam no gerenciamento da complexidade do atendimento médico; 
  • São uma ferramenta valiosa para os profissionais de saúde na melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos seus pacientes.

Como usar essas informações para reduzir custos e melhorar a gestão da minha operadora?

Como você já deve saber agora, gerir sua operadora com ferramentas cujos dados fornecidos já ocorreram, não é muito eficaz se o objetivo é reduzir o custo assistencial e fornecer a melhor assistência para os beneficiários.

Os algoritmos de terceira geração permitem a apuração e alimentação de dados vivos em tempo real permitindo intervenções que podem mudar desfechos clínicos de populações inteiras, além de orientar a tomada de decisões tanto do gestor quanto da equipe de saúde e, por fim, mas não menos importante, reduzir as lacunas na jornada do paciente que apenas é assistido quando aciona o serviço de saúde, ou seja, quando gera custo. 

Nesse contexto, a hCentrix é pioneira e traz ao mercado ferramentas com Inteligência artificial e algoritmos de terceira geração que fazem parte dos pacotes de soluções para as operadoras de saúde e estão ajudando gestores como você a otimizar tempo e recursos no curto, médio e longo prazo. Clique aqui para saber mais.

Deixe um comentário