Gestão de cuidados no presente: Como gerir a jornada do paciente para reduzir custos e ampliar resultados

Gestão de cuidados no presente: Como gerir a jornada do paciente para reduzir custos e ampliar resultados

Buscar novas maneiras de maximizar os resultados e  reduzir custos é essencial para a sustentabilidade financeira de todo e qualquer negócio de saúde. Para as operadoras de saúde, a gestão de cuidados com foco nos resultados envolve alguns fatores que precisam ser constantemente avaliados, acompanhados e melhorados ao longo do processo. Nesse contexto apresentamos os modelos de gestão com foco em outcomes, modelo que envolve o entendimento de três fatores: desfecho x investimento x tempo.

Há três modelos com foco em outcomes:

  • Intervenção e controle
  • Monitoramento e direcionamento
  • Educação e Orientação

É importante lembrar que os três modelos operam com um único objetivo: A redução e o controle do custo assistencial. No entanto, cada modelo possui metas e prazos específicos para acontecer. Agora você vai conhecer as particularidades de cada modelo e qual deles você poderá implementar na sua operadora de acordo com os seus objetivos:

Intervenção e controle

Objetivo: Redução de custo no curto prazo

Aqui o ideal é analisar os grupos de gerenciamento clínico que são os casos que demandam mais recursos e adotar medidas que possam reduzir o desperdício desses recursos. 

Monitorar e direcionar

Objetivo: Redução do custo assistencial no médio prazo

Aqui o ideal é avaliar e acompanhar os grupos de suporte em saúde e atuar ativamente sobre aqueles casos que demandam mais assistência, como pacientes crônicos, e atuar na reversão de condutas não indicadas ou desnecessárias. 

Educar e Orientar

Objetivo: Possível redução do custo assistencial no longo prazo

Se o objetivo em termos de gestão de saúde envolve a redução de riscos a longo prazo, as estratégias devem ser embasadas na educação em saúde da população beneficiária. Nesse caso é recomendado, por exemplo, que as ações sejam focadas na conscientização da população sobre o uso incorreto da rede e educação para instruí-la a utilizar melhor a rede da operadora e seus recursos. 

Nesse contexto, é necessário dizer que as operadoras de saúde precisam agir com foco nos resultados por diversos motivos. Primeiro, os resultados são o principal indicador da eficácia das ações realizadas e da assistência prestada. Se uma operadora não estiver alinhada aos resultados, certamente terá dificuldade em ter uma gestão no presente, o que consequentemente, a impedirá de oferecer uma melhor gestão de cuidados aos pacientes. 

Além disso, as operadoras têm cada vez mais pressão para garantir a melhor relação custo-benefício possível para seus clientes. Portanto, fazer uma boa gestão da jornada do paciente é um ponto importante para garantir um negócio sustentável e com possibilidades de se manter competitivo no mercado. 

Gestão do cuidado no presente x foco em resultados: O que você precisa saber para definir sua estratégia

Antes de qualquer coisa é preciso lembrar que é impossível fazer uma gestão com custos assistenciais menores e com uma jornada do paciente mais completa olhando para o passado. Para pensar no futuro, é preciso trazer a gestão para o presente. 

Mas o que exatamente significa trazer a gestão para o presente? E o que exatamente isso tem a ver com foco em resultados? Vamos a um exemplo: imagine que você vai viajar e recebe todas as informações sobre a sua viagem em um encarte: local de hospedagem, meio de locomoção, programação de lazer, etc. Você, certamente, se guiará por essas orientações, correto?

Então, o que acontecerá com você se algum evento inesperado ocorrer e tiver de recalcular a sua rota e os seus planos de última hora? Você, certamente, correrá riscos de não conseguir ajustar algo ou terá de despender mais recursos que o previsto para que sua viagem não chegue ao fim antes do esperado, certo? Agora, imagine se além de um evento inesperado que altere todo o curso da sua estratégia você não tenha sequer se preparado para lidar com essas situações?

Com a sua operadora de saúde é exatamente isso que pode acontecer. Pensar no futuro e planejar uma estratégia de contenção de riscos não se trata apenas de poupar recursos no presente, mas sim de criar possibilidades que otimizem o uso de recursos hoje com foco na maximização dos resultados. 

Assim como no exemplo da viagem, você pode fazer planos, antecipar cenários e até mesmo se preparar para eventualidades e isso vai contribuir para que a sua aventura seja bem sucedida. No entanto, se, além de ter toda a preparação para que tudo corra bem você puder contar com soluções no presente que te ajudem a sua jornada, como por exemplo uma opção de deslocamento mais curta e, portanto, mais econômica, você certamente terá melhor aproveitamento dos seus recursos que, nesse caso é o tempo e o dinheiro. 

Entendeu como funciona? Então agora vou te explicar o que pode estar acontecendo na sua operadora de saúde.

A gestão de resultados somente é eficiente quando há foco em resultados. Parece a mesma coisa, contudo, são dois elementos diferentes que podem andar juntos, mas não são similares. Assim como no exemplo que demos acima, a gestão de resultados é a sua viagem com tudo planejado e tudo correndo bem, mas ainda assim com possibilidade de riscos no futuro que podem te obrigar a recalcular a rota de forma emergencial. 

Já o foco nos resultados traz alguns pontos para o presente que precisam ser observados além da própria gestão. É necessário, além de criar a estratégia, acompanhar os resultados no presente e se preparar para as etapas da ação com foco nos outcomes: intervir e controlar, monitorar e direcionar e, por fim, orientar e educar.  Gerir com foco nesses outcomes irá permitir a definição e acompanhamento das estratégias de redução do custo assistencial a partir dos indicadores adequados para cada fase e suas particularidades. Como você já viu no início desse artigo, as estratégias de intervenção e controle, por exemplo, visam a redução do custo assistencial em um curto prazo com eventos específicos, como reduzir o tempo de internação, eliminar eventos com custos desnecessários, reduzir reinternações e ser proativo frente às carências e novas demandas. 

E se tratando de implementar melhorias, é importante considerar os ganhos rápidos – os chamados quick Wins. Quick wins são oportunidades de melhoria nos processos de uma empresa, com fácil implementação e alto potencial de ganhos significativos em curto espaço de tempo.

Como identificar Quick Wins (melhorias rápidas) para sua operadora

Existem várias maneiras de identificar quick wins. Uma das formas mais simples é olhar para as áreas onde você pode fazer pequenas alterações que tenham um grande impacto. Por exemplo, uma empresa pode querer aumentar as taxas de conversão do site, então eles podem procurar por quick wins como testes A / B ou otimização da página de destino. Para a gestão um exemplo de quick wins pode ser a utilização de uma nova metodologia nova e mais ágil, a implementação de uma ferramenta ou até mesmo a automação de algumas tarefas com novas ferramentas ou soluções.  

Para operadoras de saúde, a maneira mais rápida e eficaz de se encontrar quick wins é analisar dados, de preferência em tempo real, ​​para ver onde houve melhorias significativas após a implementação de certos processos ou alterações.

Se fez sentido para você todo o conteúdo do artigo e você está em busca de soluções para fazer a gestão de cuidados com foco em resultados na sua operadora, clique aqui e conheça a solução que está ajudando empresas como a sua.

Deixe um comentário