É possível reduzir o custo assistencial focando em uma gestão no presente? Saiba aqui!

É possível reduzir o custo assistencial focando em uma gestão no presente? Saiba aqui!

Reduzir o custo assistencial é o objetivo de todos gestores de operadoras de saúde. Isso porque, como todo gestor já sabe,  gerenciar de forma assertiva esses recursos ajuda a evitar desperdícios e gastos evitáveis no agora e no futuro, representando economia financeira e otimização de tempo e demais recursos. O que talvez a maioria dos gestores ainda não saiba é que reduzir o custo assistencial não deve ser pensado apenas e exclusivamente como uma estratégia de futuro, ou seja, a longo prazo.

Nesse artigo você entenderá que, SIM, é possível reduzir o custo assistencial da sua operadora de saúde com soluções implementáveis no presente, ou, como podemos dizer: aqui e agora!

Mas, como fazer isso? Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre o assunto. Você também pode clicar aqui e ler outros artigos sobre otimização de recursos e controle do risco assistencial no blog da hCentrix. 

Como reduzir custos assistenciais com inteligência aplicada no presente?

Reduzir custos não é uma tarefa fácil, no entanto, com as estratégias certas esse processo fica muito menos complexo e muito mais assertivo. A primeira coisa a se fazer, caso você esteja pensando na redução imediata do seu custo assistencial, é ter estratégias para mapear as principais fontes de custos. Isso inclui, é claro, o conhecimento total da sua carteira de clientes e a  compreensão  da jornada do seu paciente dentro da rede assistencial. 

Além disso, é preciso criar meios eficientes para controle, atualização e gestão dos dados e considerar possíveis cenários futuros, tanto financeiros quanto de aumento ou retração de demanda por assistência. 

  • Em resumo, o gestor precisa basicamente:
  • Mapear principais fontes de custos 
  • Estratificar a carteira de clientes em grupos de risco (beneficiários)
  • Desenhar a jornada do paciente a fim de encontrar possíveis lacunas
  • Criar e alimentar uma base de dados rápida e atualizada sem dados fragmentados
  • Criar estratégias para atuação em diferentes cenários futuros considerando múltiplas possibilidades e desfechos. 

Com essas estratégias, o gestor será capaz de adotar e implementar agora medidas que podem fazer a diferença a curto, médio e longo prazo. No curto prazo, a identificação do cenário atual permitirá o entendimento total da realidade atual da operadora e, de imediato, a possibilidade de ações para conter desperdícios e cortar gastos desnecessários.

Já no médio e longo prazo, esses dados obtidos podem subsidiar a criação de novas estratégias de prevenção, mediação e até mesmo contenção de despesas evitáveis. 

Mas, como ter atenção a todos esses fatores sem gastar ainda mais recursos e, principalmente, o tempo das equipes gestora e de saúde? Existe alguma solução capaz de ajudar a reduzir custos assistenciais com inteligência focada no agora? Sim, existe! E, vamos falar dela agora, mas se você quiser ir direto ao ponto e saber como essa solução pode ser aplicada à realidade da sua operadora, clique aqui e tire suas dúvidas com um consultor!

Como adotar medidas para reduzir custos assistenciais de forma proativa e efetiva?

Uma das maneiras mais eficazes de reduzir custos assistenciais é trazer a gestão para o presente, conforme você leu em várias partes desse artigo. E, para conseguir fazer isso com agilidade e precisão, o melhor caminho é contar com a solução da hCentrix, que trabalha com dados vivos,  além de modelos preditivos dinâmicos e I.A, identificando mudanças importantes na condição de saúde dos beneficiários, gerando alertas e alarmes para intervir no momento que estão ocorrendo.

A inteligência artificial (IA) de 3° geração da hCentrix, pode ser usada com sucesso para prever eventos médicos adversos e fornecer orientações precisas sobre intervenções preventivas, como também para monitorar pacientes em tempo real, detectar sinais de deterioração do estado de saúde e alertar os profissionais da área da saúde para intervir rapidamente evitando a ocorrência de episódios críticos que demandem mais recursos no futuro. Com esses tipos de inovações, é possível melhorar significativamente a qualidade dos cuidados prestados, subsidiar e apoiar o trabalho das equipes médicas e gestoras e, é claro, otimizar a gestão de recursos da operadora criando novas oportunidades para as organizações. Se você acredita que uma solução como essa faria a diferença na sua gestão, clique aqui e solicite uma reunião conosco.  

Deixe um comentário