Gestão do risco assistencial descomplicada: Saiba qual a melhor solução para a sua operadora

Gestão do risco assistencial descomplicada: Saiba qual a melhor solução para a sua operadora

Independentemente do tamanho ou realidade da sua operadora de saúde, existe uma solução ideal para que você possa começar a fazer a gestão do risco assistencial a partir de agora. 

A gestão de risco é essencial para qualquer negócio, mas quando se trata de negócios de saúde, ela assume um papel ainda mais importante. Com o aumento da inflação médica e consequentemente da sinistralidade, há ainda, as exigências para os processos de acreditação, e com isso é necessário que gestores estejam cada vez mais atentos e dispostos a implementar estratégias que garantam a sustentabilidade das operadoras e minimizem os riscos.

Nesse artigo você irá entender as possibilidades para adequar a gestão de risco assistencial da sua operadora de saúde e como você pode fazer isso a partir de hoje. Boa leitura!

Por que focar na gestão de risco assistencial é importante:

Conforme citado no início deste artigo, o mercado de saúde tem vivido um momento onde a inflação médica, ocasionou uma escalada nos custos assistenciais, e mais do que nunca, a gestão do risco assistencial se tornou tão imprescindível para auxiliar as operadoras de saúde não apenas em suas estratégias de gestão e nos processos de acreditação, mas também na prestação de assistência adequada e de qualidade aos beneficiários. 

Quando bem planejada e executada, a gestão de risco assistencial pode trazer impactos positivos à empresa — como redução na incidência de erros e falhas, redução de desperdícios clínicos, maior controle e previsibilidade sobre os custos futuros, condições de implementar estratégias de prevenção e programas de gestão de saúde populacional. Alguns desses fatores contribuem, diretamente ou indiretamente, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados e impactam, consequentemente, a vida e o bem-estar do beneficiário.

Leia também: Como controlar o risco assistencial de forma estratégica e com o apoio da tecnologia

Em qual fase da gestão do risco assistencial está a sua operadora?

Em uma mesma solução é possível adaptar a ferramenta para atender as mais diversas realidades para ajudar as operadoras a organizarem e fazerem a gestão do risco assistencial. Independentemente de estar com uma estratégia já em andamento ou precisar iniciar do zero, é possível, a partir da sua real demanda e necessidade, estabelecer um processo de gerenciamento do risco para a sua operadora de saúde. 

Operadora de saúde que ainda não faz gestão do risco assistencial:

O desconhecimento da sua carteira de clientes e do risco da sua população torna a sua gestão totalmente vulnerável a condições adversas e mudanças repentinas de cenário. Além disso, a falta de acompanhamento real da sua população, torna difícil a implementação de ações essenciais para a gestão, além de outras dificuldades como conseguir certificações para participar de processos de acreditação.  

Nesse caso, a melhor solução é uma ferramenta que permitirá à você conhecer a sua carteira de clientes e poder, a partir daí, otimizar o trabalho da sua equipe.

Operadora de saúde com processos instáveis e sem resultados claros:

O próprio desafio já revela as implicações geradas por ele: a impossibilidade de se ter resultados claros, logo, assertivos. Esse fator, além de prejudicial para a sustentabilidade da operadora, gestão dos processos e até para a continuidade da prestação de serviços, implica na dificuldade em consolidar processos, gerir indicadores e, por fim, desenvolver e colocar em ação um planejamento estratégico com previsibilidade e segurança.

Para essa fase do negócio, a melhor solução é uma ferramenta que te ajudará a consolidar processos e estabelecer indicadores claros para ampliar os resultados financeiros da sua operação.

Operadora com processos estáveis, no entanto com resultados frágeis ou pouco expressivos:

Nessa etapa, já é possível focar o modelo com eficiência visando crescimento e expansão. Nesse nível a operadora já possui gestão de risco a partir de dados, contudo, dados fragmentados ou defasados prejudicam a otimização de recursos e de resultados financeiros.

Se a sua operadora está nessa fase, a melhor solução é uma ferramenta com atualizações diárias, a ferramenta te permitirá focar na otimização dos seus recursos financeiros e no crescimento da sua operadora de saúde.

Operadora de saúde com gestão de risco assistencial madura e foco na maximização de resultados: 

Nessa etapa a gestão de dados já acontece e é executada com consonância com o planejamento estratégico, cujos resultados são satisfatórios. No entanto, há, ainda, a possibilidade de maximizar os resultados com a introdução da gestão do risco assistencial no mainstream operacional da organização, tornando uma solução ainda mais robusta. Dados em real time, minerados por algoritmos e organizados por inteligência artificial somam nesse contexto permitindo a ativação de oportunidades de ampliação, entre outras possibilidades. 

Em resumo:

Gestores atentos já estão investindo em maneiras de melhorar a eficiência e reduzir os custos, a fim de manter os níveis de rentabilidade e investimento. Independentemente do nível em que esteja a gestão do risco assistencial na sua operadora de saúde, existem no mercado soluções que podem te ajudar a adequar a gestão do risco assistencial à realidade da sua operadora de saúde. 

Independentemente do tamanho da sua operadora de saúde ou do estágio em que a sua estratégia de operação esteja, adotar ferramentas que possibilitem a gestão de risco poderá representar muitos benefícios para a operadora podendo, inclusive,  mudar a realidade da sua empresa! A hCentrix é especialista em soluções para a gestão do risco assistencial e pode ajudar sua operadora por meio da implementação de uma ferramenta cujas funções se adequam ao tamanho do seu negócio e momento que você está vivendo. Para que sua demanda principal em relação à gestão do risco assistencial seja atendida e executada da melhor forma, nosso time de consultores é treinado para identificar as reais necessidades do seu negócio e indicar a solução que melhor irá se encaixar à sua realidade. Clique aqui e fale conosco agora!

Deixe um comentário