Nova onda da pandemia: Momento de Contingenciar ou Acelerar a Inovação?

Nova onda da pandemia: Momento de Contingenciar ou Acelerar a Inovação?

As operadoras de saúde estão enfrentando um momento muito importante e desafiador. Já acostumadas ao esforço para equilibrar os custos altos frente a reajustes de receitas cada vez menores, os gestores agora precisam lidar com os impactos causados pela Covid-19 e o cenário incerto com a chegada da nova onda da pandemia. 

Apesar de parecer controverso, o contingenciamento de recursos nesse momento pode representar um tiro no pé para as operadoras. Isso porque, apenas evitar novos investimentos não soluciona os velhos problemas do repasse de receita e ainda podem diminuir a capacidade de atendimento e a qualidade da assistência prestada. Em um cenário como o atual, reduzir a qualidade ou a capacidade de atendimento pode causar uma série de problemas e, inclusive, prejudicar a sobrevivência da operadora. 

Então, o que fazer nesse momento? 

Muitas operadoras de saúde estão investindo na aceleração da inovação, buscando soluções que melhorem seu atendimento e façam com que os pacientes se sintam cada vez mais satisfeitos.  Com as mudanças no mercado e na economia, acelerar a inovação é essencial para que as operadoras se mantenham no mercado e se tornem cada vez mais competitivas. 

Isso significa buscar soluções que melhorem os serviços oferecidos e reduzam custos, ou seja, abrir espaço para iniciativas inovadoras já implementáveis e com potencial de escalabilidade. Com o objetivo de tornar o processo mais ágil, muitas dessas empresas já estão apostando em tecnologias como a inteligência artificial, telemedicina e big data, por exemplo.

Portanto, em um momento de pandemia global, apostar na aceleração da inovação  dentro da sua operadora de saúde pode ser decisivo não apenas pensando em crescimento, como também na sobrevivência da empresa na travessia do período crítico. 

Continue lendo esse artigo e saiba como acelerar a inovação na sua operadora de saúde. 

Porque acelerar a inovação na sua operadora de saúde agora:

  • Para a otimização de recursos
  • Para ter melhor aproveitamento da equipe
  • Para planejar a aceleração de estratégia de crescimento e expansão
  • Para ter mais conhecimento da situação real da sua carteira de beneficiários 
  • Para ganhar a possibilidade de analisar e prever cenários

Como você pode ver, a aceleração da inovação na saúde é essencial para a manutenção da operadora no mercado e para garantir a qualidade na prestação do serviço ao cliente.  A inovação contínua também permite que as operadoras de saúde ofereçam novos produtos e serviços, além de melhorias nos processos internos e solução de gargalos financeiros e de gestão. 

Por isso, com as mudanças no mercado e na economia, acelerar a inovação é uma alternativa imprescindível para que as operadoras se mantenham no mercado e se tornem cada vez mais competitivas. 

Contingenciar recursos: quando é possível e quando pode ser um tiro no pé?

Apesar de serem ações que podem trazer algumas vantagens, como maior controle sobre os gastos e previsibilidade, o contingenciamento de recursos pode também acabar por ser um tiro no pé. Isso ocorre, por exemplo, quando o orçamento é contingenciado e os gastos não são cobertos, prejudicando o funcionamento da instituição.

Sendo assim, o ideal nesse momento é que a redução nos gastos seja feita de forma estratégica e por meio da realocação de recursos para investimento em soluções que agilizem os processos, e que possibilitem a economia de tempo e recursos das equipes. 

A inovação é essencial para qualquer setor, e as operadoras de saúde não são exceção. Com um mercado cada vez mais competitivo, é necessário que as empresas busquem soluções inovadoras para se destacar e oferecer serviços melhores aos seus clientes. Além disso, os avanços tecnológicos estão mudando rapidamente a forma como as pessoas interagem com o mundo e consomem produtos e serviços. As operadoras precisam acelerar sua inovação para garantir a sustentabilidade do negócio a médio e longo prazo, e garantir a qualidade na assistência aos pacientes. 

Saiba como acelerar a inovação na sua operadora de saúde com as soluções da hCentrix. Clique aqui e fale conosco!

Deixe um comentário