Como controlar o risco assistencial de forma estratégica e com o apoio da tecnologia

Como controlar o risco assistencial de forma estratégica e com o apoio da tecnologia

Dados fragmentados, informações desatualizadas e demora na estratificação da carteira: como resolver isso agora e de uma vez por todas

A gestão do risco assistencial é um processo importante nas operadoras de saúde, pois auxilia no controle dos custos e na qualidade da assistência prestada aos usuários. Entretanto, esse processo nem sempre é simples ou descomplicado, principalmente em instituições com grande número de beneficiários.  Isso porque gestores, na maioria das vezes, ainda não sabem como solucionar outros problemas relacionados à falta de uma visão 360º da carteira de clientes. E isso acontece por uma série de motivos. Os mais comuns são:

  • Dados fragmentados ou insuficientes
  • Informações desatualizadas ou não atualizadas em tempo real
  • Gestão descentralizada da base de dados
  • Sistema de entrega de informações tardio e ineficientes

Mas, apesar de serem comuns e recorrentes,  esses fatores também têm outra coisa em comum: é que eles podem ser perfeitamente solucionados a curto e médio prazo. Neste artigo, apresentaremos um pouco mais sobre algumas estratégias para gestores controlarem o risco assistencial de forma simples e descomplicada nas operadoras de saúde. São dicas que podem ser facilmente implementadas e que trazem resultados positivos para a organização. Confira!

Estratégias para gestão do risco assistencial

Garantir a assistência médica sem ter uma visão 360º da jornada do paciente e, portanto, não conseguir acompanhar e prever cenários futuros é um risco significativo para as operadoras de saúde e administradores de planos de saúde. Este risco pode ser controlado com medidas simples, incluindo o monitoramento adequado dos procedimentos realizados pelos prestadores, a estratificação da carteira e o monitoramento de dados dos beneficiários em tempo real. 

É válido lembrar que, um  programa bem estruturado de gestão do risco assistencial irá ajudar as operadoras a reduzir custos e melhorar os resultados financeiros.

Leia também: Redução de custos assistenciais através da jornada do paciente | Como ter previsibilidade e equilíbrio na sua operadora de saúde  

Ferramentas permitem encurtar etapas e escalar os resultados:

Gerenciar riscos assistenciais pode ser uma tarefa complexa, mas existem ferramentas que podem ajudar operadoras de saúde a simplificar esse processo. Com um controle adequado, é possível reduzir custos e garantir a qualidade do atendimento prestado à população. Além disso, a utilização de soluções tecnológicas para apoio da sua estratégia irá te possibilitar a ter ganhos secundários como:

  1. Tomada de decisões orientada por dados
  2. Construção de uma base de dados única e sólida
  3. Maior facilidade de acessos aos dados e, consequentemente, mais economia de tempo e maior produtividade
  4. Possibilidade de gerar relatórios de evolução e progresso dos resultados.

Como escolher a ferramenta adequada para sua empresa

Você já leu que a implementação de ferramentas de apoio são essenciais para ajudar a sua estratégia de controle e gestão do risco assistencial. No entanto, existem muitos tipos de ferramentas disponíveis no mercado e você pode estar se perguntando se deve investir em alguma ou até mesmo em qual investir. 

O primeiro critério a ser observado, e, talvez, o mais importante deles é a velocidade de atualização dos dados dos beneficiários na ferramenta ou plataforma que você irá implementar. Existem muitas soluções no mercado, no entanto uma solução que não apresente atualização de dados em tempo real (real time) resolve parcialmente o seu problema. Isso porque, somente uma ferramenta com dados atualizados em tempo real te permitirá ter controle de todos os passos da jornada do seu paciente e te possibilitará agir preditivamente, seja criando estratégias para evitar evolução de casos clínicos, seja para se preparar para os impactos financeiros futuros, caso ocorram. 

Se você, gestor, quer saber sobre como pode controlar o risco assistencial de forma simples e descomplicada, conheça agora a solução da hCentrix e peça uma demonstração de como poderemos apoiar a sua estratégia. Clique aqui e saiba mais!

Deixe um comentário