Gestão do custo assistencial: Como as operadoras podem fazer uma gestão eficiente do custo assistencial pela jornada do paciente

Gestão do custo assistencial: Como as operadoras podem fazer uma gestão eficiente do custo assistencial pela jornada do paciente

Desafios enfrentados na gestão de custos

Antes de entender como gerenciar os custos, é fundamental descobrir porque essa prática é importante.

De acordo com um estudo realizado pela ANS, o custo assistencial de operadoras de plano de saúde em 2021 atingiu em torno de R$ 43 bilhões de reais.

E ainda, há uma projeção para que até 2030, R$ 383,5 bilhões sejam gastos pelas operadoras de plano de saúde.

Dado esse cenário, influenciado pelo aumento da inflação médica e o envelhecimento da população, se faz necessário buscar soluções para mitigar esse cenário.

Preparamos algumas  medidas para você gerenciar os custos da sua instituição. Leia o artigo para descobrir mais sobre.

Centralizar e padronizar informações

No dia a dia de trabalho na sua instituição de saúde a comunicação entre as equipes para o envio de dados do paciente ocorre por vários canais?

Por mais que pareça uma prática simples , comum e sem perigos, usar vários canais de comunicação impacta de forma negativa na sua operação.

O risco de perder esses dados de saúde, ou pior, vazá-los, é grande.

E isso, também pode comprometer o tratamento a ser direcionado ao paciente, por ter um diagnóstico incompleto do mesmo.

Se em um caso hipotético o paciente tiver alguma contra indicação em relação a um medicamento e essa informação for perdida, a sua saúde pode ser comprometida, e ao invés de ser tratado na instituição de saúde, seu quadro clínico pode agravar.

O que aumenta a sua média de permanência  e os custos do mesmo para a operadora de plano de saúde.

Dado esse cenário, é essencial centralizar e padronizar as informações em um único canal de comunicação.

Assim todos os dados em relação ao paciente e a sua conta são compilados, o que permite entender o seu quadro clínico de forma mais integral.

Ainda assim, permite evitar a perda e vazamento de dados respeitando o que foi implementado Segundo a Lei Geral de proteção de dados, a LGPD.

Gerenciar riscos

Você tem ideia dos riscos que a sua instituição de saúde está suscetível?

Ao identificá-los  é possível gerenciá-los e prevenir a sua instituição de saúde de ocorrências que poderiam afetar tanto a operação como a saúde do internado.

Ainda, com o gerenciamento de riscos é possível otimizar de ponta a ponta os processos da sua instituição em saúde, minimizando custos e aumentando a qualidade do cuidado prestado ao paciente.

Eficiência para a sua instituição, segurança para o beneficiário.

Investir em tecnologias disruptivas

Ainda, com as mudanças no setor da saúde, provenientes do aumento dos custos é necessário inovar para se manter competitivo no mercado.

Essa é uma grande oportunidade para melhorar a eficiência da sua instituição de saúde.

E existem diversas empresas com base tecnológica que proporcionam diferencial competitivo para operadoras de plano de saúde: as healthtech’s

Pois, com essas soluções é possível diminuir custos, melhorar a experiência do paciente e manter a operação mais enxuta.

Nas mais diversas áreas de uma operadora de plano de saúde, é importante implementar tecnologias para inovar. 

Uma área em específico merece destaque: a auditoria.

Pois através dela é possível evitar desperdícios financeiros e ainda, garantir que o cuidado prestado ao paciente seja adequado ao seu quadro clínico.

A Carefy, empresa de tecnologia focada no processo de auditoria, possibilitou que diversos gestores em saúde conquistar os seguintes resultados

  • Diminuição dos custos de internação em 13%
  • Aumento da eficiência da equipe em 137%

Assim como nós da hCentrix, uma healthtech que tem como propósito apoiar operadoras de planos de saúde, grandes empresas e beneficiários a estabelecerem a melhor jornada do paciente dentro do ecossistema de saúde com eficiência operacional e redução de custos assistenciais.

Para assim contribuir com a mudança no setor e deixar as instituições de saúde cada dia mais eficientes.

Gostou do conteúdo? Escreva um comentário com a sua opinião abaixo.

Deixe um comentário