Veja como aprovar solicitações tomando decisões com base em dados

Veja como aprovar solicitações tomando decisões com base em dados

O valor que os dados podem trazer ao negócio, devido à tomada de decisões, está estritamente relacionado ao quão confiável e seguro é o processo de gerenciamento das informações.

Com o avanço das tecnologias e o aumento da capacidade de armazenar dados, saber como interpretá-los e aprovar solicitações baseadas nesses dados é essencial para estabelecer novas ações e medidas que permitam administrar informações, reduzir custos, melhorar o gerenciamento dos recursos existentes e tomar decisões com maior assertividade.

É fundamental, portanto, que a tomada de decisões seja baseada em dados precisos, deixando de lado o paradigma de escolhas baseadas somente na percepção do gestor.

Para isso, há uma série de soluções tecnológicas que proporcionam a análise de dados de uma maneira mais eficiente e simplificada, resultando em inúmeros benefícios tanto em relação aos cuidados médicos quanto para as instituições envolvidas.

Para que você saiba mais sobre o assunto, explicaremos como você deve aprovar as solicitações com maior assertividade, destacando os planos de saúde. Continue a leitura e confira!

A importância da informação certa no momento certo

De modo geral, a informação tem um valor bastante considerável e pode demonstrar grande controle e capacidade para quem a detém. Trata-se do principal patrimônio da empresa, seja qual for o segmento.

Desfrutar da informação correta, no momento propício, consiste em decidir de maneira ágil e eficiente. Para isso, contar com ferramentas de base de dados que auxiliam na disponibilização e organização das informações, contribuindo para a aprovação de solicitações decisões, contribui para a devida gestão da empresa.

Para as empresas atuantes no mercado de saúde suplementar, a informação mais importante é aquela obtida em tempo real, pois permite atuar no momento exato em que o fato está acontecendo. Esse monitoramento proporciona diversos benefícios, especialmente para os usuários, que se sentem mais seguros e protegidos.

Como fazer uma boa gestão da informação

Em primeiro plano, a gestão da informação consiste em uma série de processos para a captação, validação, proteção, armazenamento e processamento das informações contidas no banco de dados do seu negócio.

Há pouco tempo, gerir informações nas empresas era um processo custoso e que demandava muito tempo. Além disso, não havia confiabilidade na geração e na coleta, pois as bases de dados não eram integradas e grande parte do serviço era feito manualmente.

Com as novas ferramentas tecnológicas essa realidade mudou. A gestão da informação se tornou um processo dinâmico, preciso, ágil e confiável. Os sistemas permitem gerar e administrar uma grande quantidade de dados de uma forma bastante simples e eficaz, auxiliando na tomada de decisões. Dessa forma, é possível obter informação suficiente para aprovar as solicitações de forma inteligente, por meio de um caminho mais produtivo durante a operação.

A organização estratégica das informações obtidas é útil para o sucesso do negócio. Além disso, quando implementada no setor saúde, ela apresenta diversas vantagens, tais como: melhoria da eficiência operacional, redução de custos, promoção da saúde, segurança das informações, entre outros.

Nos planos de saúde, por exemplo, a gestão da informação é um dos principais desafios atualmente. Isso porque, embora disponibilize de várias ferramentas inovadoras para análise de dados importantes, falta um gerenciamento adequado, que inclui a integração e o processamento de dados e a utilização de bons softwares.

Os problemas enfrentados pelo médico auditor

A auditoria médica é um setor extremamente importante dentro das organizações de saúde. Seu principal objetivo é fiscalizar todo o sistema e avaliar a adequação e o custo dos serviços médicos prestados por organizações públicas ou privadas.

Em outras palavras, o médico auditor tem como função examinar os procedimentos realizados no paciente, verificando se estão apropriados aos referentes diagnósticos e se os pagamentos foram feitos de acordo com os custos reais.

Diante da grande quantidade de informações existentes e a fragmentação dos dados dentro das empresas, os auditores enfrentam muitos desafios. Muitas vezes, o médico auditor pode sentir-se desamparado e desinformado dentro do seu setor e sem suporte para a tomada de decisão, já que não consegue ter informações disponíveis de forma organizada e compilada quando necessário.

É importante ressaltar que a falta de informação em tempo real prejudica tanto o trabalho do médico auditor quando a vida dos pacientes, já que o profissional passa a agir de forma proativa e precoce, antes mesmo que os casos se agravarem ainda mais.

Em razão disso, a tecnologia é uma grande aliada do profissional, pois permite a integração de dados de várias áreas dentro da organização, facilitando a análise dos procedimentos e a qualidade dos serviços, o que melhora a produtividade do serviço e a metodologia dos processos. 

Como o Assist SDA resolve a questão da falta de informação

Pensando nas dificuldades enfrentadas pelo setor saúde, no que diz respeito a gestão de informações para tomada de decisão, a hCentrix – uma Health Tech que tem como propósito apoiar os segurados e players de saúde a estabelecerem a melhor jornada dentro do ecossistema de saúde – criou o Assist SDA, ferramenta que interpreta, em tempo real, todas as informações disponíveis que podem ser utilizadas pelas operadoras, tornando o trabalho mais eficiente.

O Assist SDA é uma plataforma de inteligência artificial que, por meio de algoritmos, gera em tempo real insights para qualificar decisões tomadas em planos de saúde e grandes empresas, funcionando como um trigger para melhor gerir a jornada dos pacientes. Ou seja, por meio dela a organização terá uma visão integral dos riscos envolvidos tanto para os pacientes quanto para o setor.

Por fim, torna-se evidente a importância da gestão da informação para aprovar as solicitações e decisões baseadas em dados, além da utilização de tecnologias que aperfeiçoam a prática clínica e integram os dados do estabelecimento, contribuindo para o trabalho dos profissionais e, consequentemente, garantindo o sucesso com as soluções implementadas.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de compartilhar o texto em suas redes sociais e divulgar o assunto com todos os seus amigos. Vamos lá!

Deixe uma resposta