Forte pressão sobre sinistralidade e novos caminhos para as operadoras de saúde

Forte pressão sobre sinistralidade e novos caminhos para as operadoras de saúde

A sinistralidade é um dos principais fatores que impactam nos custos dos planos de saúde. Esse indicador corresponde ao número de beneficiários que utilizam os serviços do plano e, consequentemente, geram despesas para a operadora. Como você já deve saber, quanto maior for a sinistralidade, maiores serão os custos assistenciais da operadora com o pagamento de procedimentos médicos e hospitalares.

Clique aqui e siga nosso instagram!

Siga a hCentrix no Instagram e veja mais conteúdos e dicas para operadoras de saúde!

OS IMPACTOS DA PANDEMIA

Se a sinistralidade já é um desafio para as operadoras de saúde, uma vez que elas  precisam arcar com um alto custo e nem sempre é possível repassar aos contratos na mesma proporção, durante a pandemia os impactos foram ainda maiores. 

Se durante o primeiro ano da pandemia, quando o isolamento social foi adotado e impediu muitos beneficiários de darem continuidade aos seus tratamentos, no segundo ano o cenário foi bem diferente. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, apenas no terceiro trimestre de 2021 as operadoras pagaram aos prestadores assistenciais e fornecedores R$ 43 bilhões, o valor mais alto desde o primeiro trimestre de 2019. 

O órgão atrelou o recorte de desembolso aos custos à alta demanda por procedimentos não urgentes. Com a queda nos índices de mortes e internações por covid-19, houve a retomada imediata e progressiva dos beneficiários aos tratamentos antes pausados e a busca por atendimento daqueles que agora precisam de assistência.

A inflação também contribuiu para o aumento. Em 2021 a inflação no Brasil ficou em 10,06% no ano. Esse foi o maior índice desde 2015, que ficou em 10,67, de acordo com o IBGE. 

UM VELHO PROBLEMA QUE PRECISA DE NOVAS SOLUÇÕES

Não é novidade que a sinistralidade é crescente e preocupa gestores de  operadoras de saúde. Equilibrar os custos  e manter a sustentabilidade da empresa sempre foi motivo de preocupação para os gestores. No entanto, os números divulgados pela ANS nos colocam diante de um fato ainda mais preocupante: a sinistralidade está em escalada. E uma escala voraz em uma velocidade desproporcional ao crescimento dos demais índices econômicos. 

E, o que os operadoras de saúde podem fazer diante do aumento da sinistralidade pós-pandemia e o descontrole da inflação? 

  • A solução mais antiga para esse cenário seria cortar custos, aumentar preços e recalcular a rota, deixando novos investimentos para outro momento. No entanto, é essencial ressaltar que se essa fosse a melhor solução para conter o aumento da sinistralidade, ela certamente não seria uma crescente tão preocupante para gestores de todas operadores, grandes ou pequenas.
  • Há um campo aberto para a inovação na saúde com oferta de várias novas soluções que agem na gestão e otimização de recursos para as operadoras de saúde. Essas soluções não vão de encontro ao aumento da sinistralidade, mas atuam nos fatores que levam a esse aumento, como o aumento dos custos assistenciais e a falta de ações preventivas que minimizem impactos negativos no futuro. 

Sua operadora está agindo proativamente para controlar o risco assistencial? Se você não sabe como trazer previsibilidade dos custos e deseja conhecer sua população de risco, Clique aqui e saiba mais sobre as soluções da hCentrix. 

Deixe um comentário