Carreira na saúde: prepare-se para se tornar um gestor de inovação

Carreira na saúde: prepare-se para se tornar um gestor de inovação

Conquistar uma longa e próspera carreira na saúde é uma tarefa desafiadora, especialmente se considerarmos que esse é um segmento altamente complexo e que padece de uma melhor infraestrutura no Brasil. Por isso, preparar-se para se tornar um gestor de inovação pode ser um diferencial importante para o seu sucesso a longo prazo.A tecnologia vem impactando a rotina das mais variadas áreas do mercado e os profissionais que estão atentos para essa realidade podem saltar à frente da concorrência e, ao aprimorarem os seus conhecimentos, estarão mais aptos a ter os melhores cargos e salários. Confira o conteúdo a seguir e entenda um pouco mais sobre esse tema.

A mudança da carreira na saúde

Não é novidade para ninguém que as carreiras da área da saúde estão mudando consideravelmente nos últimos anos. Dessa forma, em breve, os responsáveis pela administração de estabelecimentos como hospitais, clínicas, planos e grandes empresas de saúde se tornarão, na realidade, gestores da inovação.Eles só poderão atuar com alta precisão e boa eficiência se compreenderem o verdadeiro papel da tecnologia e das novas soluções na promoção do bem-estar. Isso não apenas dos pacientes, mas também na própria saúde financeira de todas as instituições que atuam no ramo e que precisam estar em consonância com as melhores práticas disponíveis.

A realidade do mercado de saúde atual 

Nos dias de hoje, são formados muito mais especialistas da área de saúde no ensino superior do que eram no passado. No entanto, nem sempre a quantidade se reflete em qualidade e, todos os anos, o mercado de trabalho recebe novos profissionais que não apresentam os diferenciais necessários para ter sucesso.É justamente nesse contexto que aqueles que desejam atuar nos cargos de gestão podem se destacar, aproveitando as oportunidades do mercado. Isso pode ser visto até mesmo em função do envelhecimento da população mundial e da crescente preocupação com a qualidade de vida e bem-estar.Com a evolução tecnológica de tempos recentes, a prestação de cuidados pode usufruir das soluções inovadoras e dos equipamentos modernos, que proporcionam uma maior excelência nas ações. Esses recursos tecnológicos passam, portanto, a ser cruciais na assistência, sobretudo com o advento do prontuário eletrônico.Vale destacar também a consolidação dos dados dos pacientes, o que possibilita uma maior agilidade nas consultas e aumenta a confiabilidade das informações. Além disso, a análise desses elementos permite um maior controle e uma melhor regulação dos fluxos assistenciais.Isso possibilita uma excepcional redução dos custos, já que elimina a redundância de procedimentos como exames, por exemplo, além de permitir um diagnóstico muito mais preciso. Como consequência, temos a prescrição de uma conduta mais efetiva, a troca de experiências com outros profissionais ou a possibilidade de se explorar alternativas de tratamento, em função da aplicação de Inteligência Artificial.Para essa conjuntura, é fundamental ter um gestor preparado adequadamente para essa função. Ele precisa reunir condições de avaliar o conjunto formado por esse novo cenário, a fim de tomar decisões que proporcionem um melhor custo-benefício para a sua organização e para os usuários dos serviços de uma maneira geral.

Algumas dicas para se tornar um gestor de inovação

Depois de ler sobre as mudanças nas carreiras da área de saúde e a realidade atual do mercado, é muito importante seguir alguns passos que podem consolidar a sua posição na área. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

Aumente a sua rede de contatos

Para se tornar um gestor de inovação, é preciso que você invista no aumento da sua rede de contatos. Afinal, esses cargos são de confiança e, na maioria das vezes, são obtidos por um conjunto de conhecimentos técnicos e de indicações de profissionais de boa qualidade, que já ocupam uma posição hierarquicamente alta no setor.Sendo assim, não perca a oportunidade de interagir com outras pessoas do ramo, especialmente aquelas que têm objetivos semelhantes, fazendo com que esse convívio seja extremamente fértil para a concepção de novas conexões, o famoso networking. Faça disso um hábito rotineiro e colha os frutos posteriormente.Participar de eventos e palestras de saúde é outra maneira de reforçar e criar novas ligações com pessoas da área, aumentando a sua rede no setor. Mas é importante lembrar que não se deve restringir a isso, caso realmente deseja ter seu nome vinculado à inovação. Participe também de eventos sobre o tema, de forma genérica, aproxime-se do ecossistema das startups e entenda todos os conceitos de inovação que elas estão trazendo para o mundo das empresas. Faça disso um hábito rotineiro e colha os frutos, posteriormente.

Adote uma postura proativa

Quem deseja subir profissionalmente não pode deixar de adotar uma postura proativa, principalmente se visa ser um gestor da inovação. Agindo assim, os profissionais ao seu redor perceberão a sua vontade de crescer, tanto por meio dos conceitos e soluções inovadoras que você traz, quanto pela sua postura aberta ao novo. Assim, ficará claro que você está tomando as medidas necessárias para que isso aconteça.Além disso, é bastante conveniente ser engenhoso ao nutrir a sua inteligência emocional e ter bom nível de empatia, não apenas com os pacientes, mas também com os colegas, melhorando o seu relacionamento em geral. Mostre-se genuinamente interessado em aprender sobre os processos, tecnologias e sobre os problemas alheios.

Mantenha-se sempre atualizado

Não dá para se tornar um gestor de inovação sem se manter constantemente atualizado, não é mesmo? Os avanços da tecnologia, as pesquisas e novas descobertas estão sendo criadas com uma velocidade jamais antes vista. Isso acaba impactando em muitas mudanças no campo de conhecimento de todas as especializações da área de saúde.Diante dessa realidade, jamais se contente com o que foi aprendido nos seus anos de graduação e tente sempre se beneficiar dos novos métodos, técnicas e de todas as informações recentes sobre sua área de especialização, não importando se você trabalha diretamente com o paciente ou na gestão.Esteja sempre em busca de cursos e workshops relacionados às novidades do seu segmento de atuação. Essas inovações são boas não só para os pacientes, mas também para o seu reconhecimento no mercado.Seguindo os passos acima e aprimorando os seus conhecimentos gerais, você poderá se tornar um gestor de inovação. Isso ajuda a ficar apto a ocupar cargos administrativos e de liderança, com total competência e eficácia, da carreira na saúde.Gostou de aprender como se tornar um gestor de inovação da carreira na saúde? Quer conferir outros conteúdos como esse? Então não perca mais tempo e assine a nossa newsletter!

Deixe uma resposta