Tudo o que você precisa saber sobre gestão do custo assistencial

Tudo o que você precisa saber sobre gestão do custo assistencial

Gerir o custo assistencial é um dos principais desafios para as operadoras de saúde no Brasil. Isso porque, com os custos médico-hospitalares crescendo em índices acima da inflação, fica difícil equilibrar a balança e garantir assistência de qualidade para todos os beneficiários. Se você quiser saber como equilibrar os custos e fazer uma gestão mais inteligente e otimizada, continue lendo esse artigo.

O que é custo assistencial?

Custo assistencial é o gasto da operadora para garantir o acesso de todos os seus beneficiários aos procedimentos garantidos a eles pela Lei 9.656/98, que trata da cobertura essencial para os planos de saúde. Ele é o maior e mais importante custo operacional da operadora e, em comparação com a receita, gera o principal indicador da saúde financeira da empresa: a sinistralidade. Por isso é fundamental você se perguntar sempre: é possível reduzir o custo assistencial de forma inteligente e sem comprometer a qualidade da assistência?

Para responder essa pergunta, vamos voltar um pouco no tema e entender quais os fatores contribuem para o aumento do custo assistencial. São eles:

  • Oferta x demanda de prestadores (médicos e serviços de saúde).
  • Envelhecimento populacional.
  • Novas tecnologias e inclusão de novos métodos.

O problema da oferta x demanda por prestadores, principalmente em algumas especialidades, é um velho e já conhecido problema do sistema de saúde. Ainda que o país tenha investido na formação de novos profissionais ao longo dos últimos anos, o número de profissionais à disposição no mercado ainda não acompanha a real necessidade do mercado.  De acordo com o estudo Demografia Médica Brasileira 2020, atualmente no Brasil há mais de 500 mil médicos em atuação. Há uma compreensão de que o número de médicos poderia ser suficiente se a distribuição desses profissionais por todo o território brasileiro fosse proporcional, o que não acontece, principalmente nas regiões mais remotas do país. Quando a demanda é por um especialista, a situação se torna ainda mais grave.

Já o envelhecimento populacional não é de fato um problema, mas uma conquista social promovida por, entre outros fatores, acesso à saúde e melhoria na qualidade de vida de modo geral. Contudo, os custos assistenciais para a manutenção da saúde da população de terceira idade são mais frequentes e demandam mais recursos para o plano de saúde.

O progresso tecnológico também é tido como um dos fatores que aumentam o custo assistencial, contudo há soluções tecnológicas que podem ajudar a equilibrar esses custos. Se por um lado o surgimento de novas tecnologias, como novos aparelhos e aparatos tecnológicos, podem representar um aumento de custo imediato e progressivo, por outro, as soluções inovadoras para a gestão podem contribuir para a otimização dos recursos e melhor gestão do risco assistencial. É o caso das soluções da hCentrix, que tem ajudado gestores de operadoras de saúde a gerir o custo assistencial com mais inteligência e economia. Clique aqui e conheça!

Reduzir o custo assistencial é possível? Qual a solução?

Agora que já abordamos cada um dos fatores que contribuem para o aumento do custo assistencial, vamos falar das possibilidades para a melhor gestão dos recursos da sua operadora de saúde.

Você já pode observar que entre os fatores apresentados há dois deles que você não pode controlar: o envelhecimento populacional e o número de profissionais disponíveis no mercado versus a demanda pela assistência médica. O último fator, contudo, pode ser utilizado a favor da operadora de saúde. Com soluções tecnológicas, é possível implementar serviços que ajudem a fazer a gestão do risco assistencial possibilitando o acompanhamento da jornada do paciente para evitar o desperdício clínico e a variabilidade na assistência.

Gerindo bem o risco assistencial e, principalmente a jornada dos pacientes, você conseguirá maior satisfação de sua população, com custo assistencial menor e, com certeza mais qualidade oferecendo apoio para aqueles que mais precisam no momento correto.

Clique aqui e conheça as soluções da hCentrix para ajudar na gestão do custo assistencial da sua operadora.

Deixe um comentário