Redução de custos através da jornada do paciente: como ter previsibilidade e equilíbrio na sua operadora de saúde

Redução de custos através da jornada do paciente: como ter previsibilidade e equilíbrio na sua operadora de saúde

Garantir  a previsibilidade e equilíbrio dos custos na operadora através da jornada do paciente é um objetivo que demanda planejamento e estratégias adequadas, além de ser essencial para qualquer operadora que deseja ter controle do risco assistencial e oferecer uma melhor experiência ao beneficiário. Para que isso aconteça, é importante  primeiramente que se conheça as fases da jornada do paciente para traçar o perfil de cada usuário, conhecer os riscos e identificar quais fatores influenciam os gastos e que ações devem ser tomadas.

Compreendendo as fases da jornada do paciente, é possível visualizar as lacunas nessa jornada para entender como elas acontecem. Ao adquirir uma visão 360º da população da sua operadora de saúde, será possível mapear todos os processos da operação para entender como cada atividade impacta nos gastos e reduzir os custos da sua operadora de saúde. A partir disso, é possível estabelecer estratégias para otimizar a performance, reduzir os custos e oferecer mais qualidade de vida ao beneficiário.

Descrevendo a jornada do paciente

A jornada do paciente é um termo usado para descrever o caminho que um paciente percorre ao longo de sua trajetória em busca da assistência. Essa jornada vai desde o momento em que precisa de assistência médica até a recuperação e possível retorno.

Não pensar e não investir em soluções de tecnologia, dificulta ter uma visão 360º da jornada do paciente e a operadora pode pagar caro por isso. Isso acontece porque ao não acompanhar a trajetória do paciente, a operadora terá dados e indicadores desse paciente apenas quando ele busca pela assistência, sendo que 99% dos eventos médicos duram menos de 3 dias. O caminho que esse paciente percorreu até o momento da busca pela assistência ficará apagado do histórico desse paciente, gerando uma lacuna (ou várias lacunas) em sua jornada. 

O objetivo por trás da jornada do paciente, é conseguir ter uma visão objetiva do risco populacional de sua população, com detalhamento adequado  para identificar riscos e oportunidades e ter previsibilidade e redução nos custos assistenciais, pois assim os gastos com saúde podem ser gerenciados de forma mais racional. A partir desse entendimento, é possível traçar novas metas e alcançar outros benefícios, como: 

  • Definir os objetivos da operadora pois terá previsibilidade dos custos;
  • Planejar a jornada do paciente para atingir esses objetivos; 
  • Ter um controle rigoroso sobre as variáveis que impactam nos custos da operação; 
  • Aplicar ferramentas adequadas para medir e analisar os resultados alcançados; 
  • Corrigir eventuais desvios no rumo planejado;
  • Identificar novos pacientes e acompanhar os pacientes participantes de linhas de cuidados ou programas.
  • Oferecer uma experiência de cuidado e bem-estar para o beneficiário.

O que pode fazer a diferença na jornada do paciente?

Existem inúmeras coisas que podem fazer a diferença na jornada do paciente, desde pequenas atitudes simples até intervenções mais complexas. O primeiro fator, e talvez o mais decisivo, com tudo, é o entendimento da importância em se conhecer e compreender essa jornada. Afinal, se a operadora de saúde não está focada em conhecer o seu paciente desde o início, certamente não estará atenta e comprometida a pensar e desenvolver soluções para preencher a lacuna das jornadas para melhor atendê-lo e ajudá-lo a ter mais saúde e qualidade de vida.

A tecnologia, nesse contexto, é essencial e aparece como uma grande aliada das operadoras de saúde auxiliando-as no controle da jornada do paciente por meio da disponibilização de ferramentas que permitam acesso às informações sobre o próprio paciente e sobre os serviços prestados. Tais informações podem ser utilizadas para melhorar a organização do atendimento, reduzir os tempos de espera e proporcionar uma experiência mais satisfatória ao paciente. 

Outros fatores, como a qualidade da assistência médica e dos cuidados prestados, a disponibilidade de informações sobre a doença e seus tratamentos, o apoio da família e amigos e a presença de um ambiente hospitalar acolhedor, com certeza, também farão a diferença na jornada do paciente.


Se você deseja apoio no controle do risco assistencial da sua operadora de saúde, A hCentrix oferece uma solução que atua estrategicamente com foco na jornada do paciente, com dados em real time e com o apoio consultivo de uma equipe especialista de saúde. Quer saber mais? É só clicar aqui.

Deixe um comentário