O que é a RN 452 e como a gestão de risco assistencial pode apoiar e acelerar sua Operadora de Saúde

O que é a RN 452 e como a gestão de risco assistencial pode apoiar e acelerar sua Operadora de Saúde

Resolução normativa estabelece os critérios para a acreditação pela ANS e vem para substituir a RN 277. Saiba como a gestão do risco assistencial pode ajudar sua operadora nesse processo e quais as vantagens em investir nesse recurso hoje!

A RN 452, também conhecida como “Norma Regulamentadora n. 452”, é uma recomendação do Ministério da Saúde por meio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece padrões para a gestão de risco assistencial. A partir desses padrões, as Operadoras de Saúde terão que criar um sistema de gestão que obedeça aos requisitos mínimos para a gestão dos riscos assistenciais para, então, passar pelo processo de acreditação e ser contemplada com o selo. 

A norma, que é reconhecida pelo Inmetro, traz definições, procedimentos e acordos para a gestão de riscos assistenciais, um tema que vem ganhando cada vez mais relevância na área. Este artigo  irá explicar como você pode usar esta norma para melhorar sua gestão de riscos assistenciais rapidamente e o que você precisa fazer para implementar os critérios obrigatórios para submissão ao processo de acreditação.

Porque o processo de acreditação é importante para a operadora de saúde?

O processo de acreditação é sério e muito importante para a credibilidade da operadora de saúde junto aos seus beneficiários, no entanto esse não é o maior benefício de ter sua empresa acreditada. Ao estar em acordo com os critérios, principalmente no que diz respeito à gestão em saúde e experiência do usuário, sua operadora terá uma nova visão da gestão dos processos como um todo, o que poderá levar sua operadora a um novo patamar de atuação e alavancar seus resultados. 

A certificação é concedida a partir da avaliação da conduta da operadora em alguns pontos essenciais. Hoje o programa é realizado com quatro dimensões de fiscalização compostas por gestores das seguintes áreas: 

  1. Gestão Organizacional
  2. Gestão da Rede prestadora de serviços de saúde
  3. Gestão em Saúde
  4. Experiência do usuário/beneficiário

Para ser acreditada, ou seja, receber a certificação, a operadora de saúde precisa estar em acordo com os critérios estabelecidos pela ANS. Elas precisam comprovar regularidades em seus programas de monitoramento econômico-financeiro, técnico assistencial e de fiscalização. A operadora será avaliada e pontuada em todos esses critérios e, para que a acreditação aconteça, a pontuação final deve ser superior a 0,6 no IDSS, o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar. 

Como a hCentrix vai ajudar sua operadora a ser acreditada pela RN 452

Alinhada às demandas da RN 452 e às principais demandas do mercado e do setor, a hCentrix possui soluções para apoiar os clientes no Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde em todas as dimensões. Se você quer conhecer as soluções da hCentrix para sua operadora de saúde, clique aqui e fale agora mesmo com um de nossos consultores. 

Nossas soluções convergem com elementos essenciais apontados pela agência reguladora para a gestão das operadoras de saúde, conforme o detalhamento a seguir. 

1- Gestão Organizacional: 

Nesse quesito a hCentrix possui solução para o item 1.7 que diz respeito à Sustentabilidade da Operadora. Conforme o documento da normativa, a operadora precisa realizar uma avaliação da sua taxa de sinistralidade e implementar um plano de ação sobre os resultados apresentados se preciso. A operadora também precisa analisar constantemente a performance futura de sua carteira de beneficiários considerando diferentes cenários e suas possibilidades.  

Solução hCentrix: Nesse quesito a solução indicada é a ferramenta gestão de saúde populacional e a ferramenta de estratificação da sua carteira. Clique aqui e saiba mais sobre elas.

2- Gestão da Rede prestadora de serviços de saúde:

As soluções da hCentrix abrangem dois tópicos desse item: o 2.1 relacionado ao acesso do beneficiário e o 2.4 que diz respeito aos mecanismos de regulação.

No item 2.1 a Operadora precisa demonstrar a utilização de critérios quantitativos para estabelecer o número adequado de prestadores de serviços da rede de atenção à saúde da operadora. Já no item 2.4 a operadora precisa comprovar a análise técnica para a autorização prévia de eventos assistenciais, supervisionada por auditor em saúde que também é o responsável pela verificação da consistência e da adequação das decisões.

Solução hCentrix: A ferramenta de automação das auditorias prévias e a ferramenta de gestão de saúde populacional são as mais indicadas para atender a essas demandas. Clique aqui e saiba mais sobre elas.

3- Gestão em Saúde: 

No tópico essencial Gestão em Saúde, a hCentrix possui solução para a questão apresentadas em três pontos: Coordenação e Integração do cuidado (item 3.2), Programa de Gestão do Cuidado de Condições Crônicas de Saúde (3.3), Modelos de Remuneração Baseado em Valor (3.5).

Solução hCentrix: A solução para a Gestão de Saúde Populacional da hCentrix abraça os tópicos e a solução para a gestão do risco assistencial complementa o atendimento aos quesitos. Clique aqui e saiba mais sobre elas.

4. Experiência do usuário/Beneficiário:

Nesse quesito a operadora precisa comprovar a manutenção de canais de comunicação com o beneficiário com resposta às demandas apresentadas (item 4.2) e manter, ainda, programas de retenção de beneficiários (4.2.4).

Solução hCentrix:  A hCentrix possui uma ferramenta de gestão de saúde populacional e gestão do risco assistencial que ajudará sua operadora a estar em acordo com esse e outros critérios da RN 452 e alavancar os seus resultados. Clique aqui para saber mais.

Concluindo nosso artigo, ficou evidente que você precisará tomar algumas medidas essenciais para que sua operadora possa estar de acordo com os critérios recomendados pela RN 452 e estar elegível para a acreditação. Se você quer iniciar o processo de adequação, mas precisa de uma orientação mais direcionada e especializada, clique aqui e saiba como a hCentrix pode ajudar você!

Deixe um comentário