MESMO NA PANDEMIA, HCENTRIX CHEGA AO FIM DE 2020 COM CRESCIMENTO DE 56%

MESMO NA PANDEMIA, HCENTRIX CHEGA AO FIM DE 2020 COM CRESCIMENTO DE 56%

Startup de Soluções digitais para a saúde lançou novos produtos e remodelou processos durante o período. Segundo CEO, pandemia retraiu faturamento, mas impulsionou atuação em outras frentes.

A pandemia de Covid-19 trouxe muitos desafios para o mercado de startups, mas também abriu caminho para novos negócios e para um novo olhar sobre a área da saúde como um todo. Segundo um estudo feito pela FDC e Órbi Conecta, mais de 60% das startups brasileiras mostraram postura ativa na reestruturação e inovação dos negócios diante da pandemia, apesar de uma parcela também significativa não ter conseguido se manter estável no mercado. 

E foi nesse cenário que a hCentrix, startup de Soluções de Inteligência Artificial para Saúde Populacional, remodelou processos e apresentou ao mercado novos serviços e novas frentes de atuação. Com três anos de mercado, a empresa não só sobreviveu ao período crítico da chegada da Covid-19 como chega ao fim do ano com um crescimento de 56%. De acordo com o CEO, Fábio Abreu, o maior ganho, contudo, foi a oportunidade de rever toda a estrutura e percurso do grupo a partir dessa nova perspectiva de mercado provocada pela pandemia. “A pandemia trouxe novas dores como acessibilidade à atenção primária e agravou algumas já existentes no sistema de saúde como falta ou má distribuição geográfica de leitos hospitalares principalmente UTIs.   Para nós foi um ano particularmente desafiador, pois as demandas geradas por essas dores demandaram o foco dos executivos dos planos de saúde – sendo a hCentrix uma empresa focada para melhora da gestão da saúde populacional e dos processos internos. Isso resultou em um atraso em nosso plano de crescimento, contudo, aproveitamos esse período para rever as estratégias e antecipar o trabalho para o desenvolvimento de novos formatos de produtos e frentes de atuação”, disse. 

Ainda segundo Abreu, como todos os esforços do mercado foram voltados para sanar a dor do mercado no momento,  a hCentrix pôde rever toda a estratégia e  direcionar todos os esforços para fortalecer  as ações e o planejamento estratégico, o que tornou a empresa  mais robusta e consistente em todos os processos. “Fizemos um trabalho robusto de revisão dos nossos produtos e estamos fechando o ano com um produto com mais recursos inovadores. Tornamos o produto mais simples para o profissional de saúde que faz autorização prévia com o uso do nosso sistema e criamos soluções para o profissional que faz a gestão de saúde populacional.  Estamos também desenvolvendo uma linha nova de produtos (linha 2.0) e investindo em novos recursos de automação.  Se a pandemia não tivesse acontecido, talvez não tivéssemos desenvolvido nada disso”, afirma. “Outro ponto importante foi a revisão de processos internos, incluindo a revisão da jornada do cliente na hCentrix. Esse trabalho recebeu um foco muito grande, com consultorias e mentorias especiais. Graças a tudo isso, tivemos melhorias significativas nos processos de desenvolvimento de projeto, implementamos metodologias mais ágeis e robustas, o que nos permitiu a criação de indicadores muito mais sólidos”, concluiu.

Pacote de soluções Covid-19 

A hCentrix lançou durante a pandemia um pacote de soluções para apoiar operadoras de saúde com possibilidade de monitoramento de dados em tempo real e geração de indicadores. O pacote foi elaborado a partir das principais queixas dos clientes da Hcentrix e foi disponibilizado gratuitamente para as empresas parceiras e contratantes. 

Leia mais sobre o Pacote Covid-19 clicando aqui!

Deixe um comentário