Gestão do presente e do futuro: Porque operadoras de saúde precisam mudar o modelo operacional

Gestão do presente e do futuro: Porque operadoras de saúde precisam mudar o modelo operacional

Modernização dos processos em saúde gera economia de recursos e potencializa lucratividade

O processo de modernização permitido pela adoção de novas tecnologias já é realidade em diversos setores econômicos e na saúde não poderia ser diferente. Novos recursos tecnológicos abrem portas para novas possibilidades para que o Sistema de Saúde como um todo alcance seu maior objetivo: a  economia de recursos e a otimização da equipe prestadora de serviços. No entanto, muitas operadoras ainda não podem contar com esses recursos e vivem, literalmente, como se ainda estivessem no passado. 

O problema de não se modernizar, porém, vai muito além de não poder contar com recursos mais ágeis e precisos. Medir a qualidade do serviço prestado é uma das principais formas, senão a principal, de validar o modelo operacional e, se necessário, fazer ajustes para corrigir o processo em curso. Afinal, o propósito de toda a operadora de saúde é ter uma gestão eficiente com uma administração de recursos operacionais e financeiros. 

Ter um modelo de gestão defasado também prejudica as empresas contratantes, o que gera insatisfação e entrave em alguns processos. 

Se você também acredita que um novo modelo operacional é essencial para a sua Operadora de Saúde, clique aqui e conheça as soluções da hCentrix.

Operadora de saúde com modelo de gestão defasado: O que fazer?

O crescimento das operadoras que utilizam recursos tecnológicos é um movimento benéfico tanto para as próprias operadoras quanto para todos os players do Sistema de Saúde. Quando uma operadora adere ao uso de novos recursos e moderniza seu modelo operacional, todos os agentes do mercado são positivamente impactados. Isso porque, além de melhorar o serviço prestado ao paciente, que é o principal beneficiado, o aperfeiçoamento do modelo assistencial das operadoras de saúde faz o mercado ficar mais competitivo e reforça, ainda mais, a importância do uso da tecnologia nesses espaços. 

Como ter mais eficiência operacional na minha operadora?

Se você também sente que o modelo operacional da sua operadora de saúde precisa ser modernizado e está buscando uma solução, aqui vai uma sugestão de pontos que você pode considerar para, a partir daí, pensar em soluções que o ajudem a alcançar os seus objetivos:

Gestão de dados integrados: 

A gestão de dados integrados é essencial para que as operadoras de saúde consigam antecipar situações problemáticas que podem evoluir e resultar em prejuízos para todos. Prever essas situações permite planejar ações e antecipar soluções antes que o problema aconteça.

Machine learning:

O machine learning, que em português significa aprendizado de máquinas, é o conjunto de possibilidades geradas a partir da análise de dados e construção de modelos analíticos. Esse ramo faz parte da Inteligência Artifical (IA) e permite a automatização de processos uma vez que o sistema passa a “ler os dados”, aprender a interpretar situações e identificar padrões. 

Transformação na jornada do paciente: 

A absorção de recursos tecnológicos na saúde também melhora muito a relação do paciente com sua própria saúde. Uma prova disso é o caminho que ele faz do momento em que decide (ou precisa) ir ao médico até o momento em que recebe seu diagnóstico e orientação para o tratamento. Quando a operadora está munida das informações sobre esse paciente e pode acessá-las a qualquer momento, oferece mais condições para que as prestadoras de serviço consigam avaliar todo o histórico desse paciente e tomar, junto a ele, decisões mais direcionadas e assertivas. 

Otimização do tempo dos profissionais de saúde: 

A otimização do tempo dos profissionais de saúde é um dos principais ganhos da modernização tecnológica nas Operadoras de Saúde. Ao contrário do que algumas pessoas ainda possam pensar, por mais modernos que sejam, as novas tecnologias na saúde não são utilizadas com o objetivo de substituir o profissional de saúde e sim ajudá-lo a ter mais tempo para dedicar aos processos e situações que precisam do olhar e do crivo humano.  

Quer ter a gestão do presente e do futuro na sua Operadora de Saúde? Clique aqui e conheça todas as possibilidades da hCentrix. 

Deixe um comentário