Data Analytics: Como a análise de dados pode ajudar sua operadora de saúde

Data Analytics: Como a análise de dados pode ajudar sua operadora de saúde

O setor de saúde suplementar vem atravessando grandes desafios em razão do agravamento da saúde da população (acelerado pela pandemia)  causando uma escalada nos custos assistenciais. 

A área da saúde tem muitas oportunidades para análise de dados, isso porque muitos deles já são registrados e armazenados, mas ainda não são utilizados e não estão organizados de forma assertiva a fim de gerar ações preventivas e proativas. 

Leia no artigo desta semana, como o data analytics é importante para a sua operadora de saúde e como conseguir alcançar resultados.

O data analytics se torna fundamental para a operadora de saúde analisar informações de seus dados  com objetivo de tomar decisões assertivas a partir de insights gerados.

Com estes insights é possível identificar os riscos, monitorar o status e a tendência do adoecimento da população por meio de algoritmos criados para orientar as estratégias de saúde populacional. Uma estratégia de analytics permite que as operadoras tomem decisões proativas com base em análises automatizadas em tempo real, garantindo resultados impactantes e imediatos.  

Quando a operadora tem uma cultura de data analytics, consegue aprimorar sua eficiência e seus processos operacionais, otimização de recursos, e suas tomadas de decisões são orientadas a dados. Como resultado, a operadora terá uma prestação de serviços de excelência, além de uma gestão da saúde populacional assertiva evitando retrocessos e retrabalhos.

Por que dados em tempo real fazem a diferença?

A tecnologia com análises de dados em tempo real é a única forma de conectar a operadora a seus beneficiários, alinhando a jornada do paciente aos seus interesses, com objetivo de garantir a sustentabilidade de todo sistema e a qualidade de vida dos seus beneficiários.

  • Enxerga a jornada do paciente como um todo e não apenas por partes;
  • Torna dinâmica a movimentação de 100% da população dos grupos de risco;
  • Tomada de decisão baseada em evidências geradas em tempo real;
  • Ações proativas após conhecimento dos grupos de risco;
  • Previsibilidade nos agravamentos permitindo agir preditivamente.

Mais do que monitorar e interpretar dados, é preciso ter ações que gerem resultados tanto para melhorar a saúde da população, quanto para reduzir desperdícios clínicos e custos assistenciais na sua operadora de saúde.

Agora que você já sabe todos os benefícios e possibilidades em ter uma solução de data analytics em tempo real na sua operadora de saúde, saiba que já estão disponíveis no mercado soluções acessíveis e adaptáveis ao seu modelo de negócio. Nesse segmento, a hCentrix se destaca ao oferecer pacotes de soluções com gestão de dados em tempo real. Clique aqui e saiba como essa solução pode mudar a realidade da sua operadora de saúde a partir de hoje!

Deixe um comentário